sexta-feira, 25 de maio de 2007

Programa Jovens Embaixadores 2008

A embaixada dos Estados Unidos está com inscrições abertas para a sexta edição do "Programa Jovens Embaixadores".O programa visa beneficiar jovens brasileiros que são exemplos em suas comunidades - em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa com um intercâmbio nos Estados Unidos. Nesta edição, porém, há mais uma novidade, o programa prevê a inclusão dos jovens participantes em estágios em empresas parceiras após o peróodo de intercâmbio nos Estados Unidos.

Para participar, é preciso ter entre 15 e 18 anos (até a data da viagem); jamais ter viajado para o exterior; ter boa fluência oral e escrita em inglês; pertencer ao Ensino Médio na rede pública de ensino; pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida; ter bom desempenho escolar; ter iniciativa e boa desenvoltura oral; possuir perfil de liderança; ser flexível e ter facilidade para adaptar-se a situações/culturas diferentes; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; e estar engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

Como participar?

Os interessados podem se inscrever procurando uma das instituições parceiras listadas no site da embaixada (www.embaixada-americana.org.br) para solicitar o questionário preliminar. Em seguida, deverão preenchê-lo, anexar os comprovantes dos pré-requisitos e entregar esse material até o dia 10 de agosto. Os candidatos que passarem com sucesso por essa primeira fase serão convidados para um exame escrito a ser elaborado pela Embaixada dos Estados Unidos. Aqueles que obtiverem os melhores resultados serão convidados para uma entrevista oral (data e horário a ser determinado pelas instituições parceiras) e, na seqüência, receberão a visita em suas casas por representantes da instituição parceira. Os candidatos que conseguirem a melhor pontuação ao final dessas fases terão seus formulários e documentação enviados para a Embaixada para a seleção final.
O comitê de seleção da Embaixada revisará todas as propostas enviadas pelas instituições parceiras e, no dia 19 de outubro, anunciará os nomes dos candidatos selecionados ao programa de intercâmbio nos Estados Unidos em janeiro de 2008. Daí em diante, os estudantes contarão com apoio da embaixada para providenciar sua documentação e viagem para os Estados Unidos entre 12 e 27 de janeiro de 2008.

Programação nos Estados Unidos

  • Primeira etapa: em Washington, os Jovens Embaixadores visitarão a capital dos Estados Unidos, visitarão os principais monumentos, museus, órgãos do governo, escolas e representações da comunidade.
  • Segunda etapa: em grupos menores, os Jovens Embaixadores viajarão para estados-anfitriões, onde ficarão hospedados em casas de famílias norte-americanas, frequentarão aulas em uma "high school", escola de Ensino Médio nos Estados Unidos e farão apresentações sobre o Brasil.

Em 2006, esse programa transformou-se em modelo para o hemisfério e, a partir de 2007, passou a ser reproduzido em outros oito países da América Latina. Tendo recentemente concluído sua quinta edição, o programa já contemplou 107 estudantes brasileiros com um intercâmbio de duas semanas nos Estados Unidos. Também, em colaboração com o Escritório de Consultas Educacionais da Comissão Fulbright, foi possível oferecer a esses jovens de destaque oportunidades de bolsas de estudo para cursos de graduação em universidades norte-americanas que, somadas, superam US$1.5 milhões.
Dentre os s coloboradores encontram-se o Conselho Nacional de Secretarios de Educação - CONSED, o Ministério da Educação - MEC e a rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos. Há, ainda, parceiros do setor empresarial, dentre eles a Câmara Americana de Comércio - AmCham, a Federal Express - FEDEX, a Continental Airlines, a Merck Sharp & Dohme e a Dow Plásticos América Latina.

Nenhum comentário:

Alumni Pará - Unidos somos Fortes!

Melhor visualização com resolução 1024x768
Desenvolvido por Alumni Pará