segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Wolfgang Amadeus Mozart - em película

Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo, 27 de Janeiro de 1756 — Viena, 5 de Dezembro de 1791) foi um compositor e músico da música erudita, um dos expoentes máximos da música clássica e um dos mais populares das audiências contemporâneas.

O gênio austríaco passou a vida trocando seus nomes o que acabou confundido até os historiadores. Uns dizem que ele foi batizado como Johannes Chrysostomus Wolfgang Gottlieb Mozart e outros já afirmam que no lugar de "Gottlieb" era "Theophilus" e de "Wolfgang" era "Wolfgangus". Mais tarde, seu pai retirou o "Johannes Chrysostomus" e o próprio Mozart, após sua passagem pela Itália, trocou o "Gottlieb" ou "Theophilus" por "Amadeus", que ainda pode ser encontrado na versão italiana como "Amadeo". Na verdade, Gottlieb, Theophilus e Amadeus são versões alemã, grega e latina do mesmo nome, e Wolfgang é a versão abreviada de "Wolfgangus", nome de seu avô materno.

O mistério do Réquiem

Há muitas lendas em torno da encomenda de um Réquiem feita a Mozart, próximo de sua morte. O filme "Amadeus", de Milos Forman, mostra o compositor rival, Antonio Salieri, como o solicitante do "Réquiem". De fato, por algum tempo acreditou-se que Mozart teria sido envenenado pelo invejoso e rancoroso Salieri. Mas segundo os biógrafos do compositor, a missa fúnebre fora encomendada pelo conde von Walsegg-Stuppach, que desejava homenagear a memória da esposa.

Cidadão maçom

Inquieto e, ao mesmo tempo, melancólico, o compositor sempre estava em busca do autoconhecimento. Tal sentimento levou-o à maçonaria. Ele entrou na ordem como aprendiz em 1784 e no ano seguinte já era mestre. Foi uma adesão séria, e realmente engajada, como atestam uma série de obras de inspiração maçônica, que datam desta época. Inclusive os caçadores de enigmas, até hoje, acreditam que há várias mensagens maçônicas nas sinfonias de Mozart.


Trailer do filme AMADEUS (EUA-1984) contando parte da vida de Mozart e de sua rivalidade com o também compositor Antonio Salieri.


Nenhum comentário:

Alumni Pará - Unidos somos Fortes!

Melhor visualização com resolução 1024x768
Desenvolvido por Alumni Pará